terça-feira, 12 de março de 2013

Um exemplo de Gaveta

Veja nas fotos abaixo que antes as roupas eram guardadas de forma desordenada inclusive sem qualquer separação por tipo de peça. Depois do trabalho da Personal Organizer o cliente pode ter um acesso mais rápido as peças.
ANTES


DEPOIS


Fonte: http://miriandecor.blogspot.com.br

Organizando Escritórios


Imagine a cena: o presidente de sua empresa chega até a sua baia. Ele olha para a sua mesa e observa atentamente as plantinhas, os retratos dos filhos e dos cachorros, os post-its colados no seu monitor e as pilhas e mais pilhas de papéis espalhadas por toda a parte. A primeira impressão, aquela que fica, como diz o ditado, não será das melhores. "Manter a mesa desarrumada pega muito mal. Nas companhias em que trabalhei, verifiquei que as pessoas mais desorganizadas eram preteridas em promoções e não participavam de projetos em que houvesse convivência direta com o cliente", diz Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal, ou para usar a nomenclatura em inglês, personal organizer.


A atividade de organizador pessoal é recente no Brasil, mas vem ganhando mercado por causa da necessidade de manter o escritório funcionando adequadamente. Um profissional certificado ganha até 200 reais por hora de trabalho, mas esse preço pode ir além disso, dependendo da complexidade do projeto, ou do tamanho da bagunça. Nos ambientes corporativos atuais, nos quais o coletivo é mais valorizado do que o individual, manter alguma ordem é fundamental. Não se trata de tornar-se um obsessivo compulsivo por organização, mas é importante lembrar, diz Ana Maria, que nas companhias modernas existe a gestão da qualidade, que trouxe ferramentas como padronização de procedimentos e processos para o ambiente de trabalho. Confira alguns hábitos que podem ser adotados por você desde já. 

Para organizar a área de trabalho, uma dica é usar as ferramentas tecnológicas. "Se você não pode ficar sem as fotos da família, transforme em descanso de tela ou cole na parte interna da agenda de mesa", diz Ana Maria. 

Elimine o excesso de papéis, além de "enxugar" os itens deixados sobre a mesa, transferindo para uma gaveta o grampeador, a tesoura, os post-its e os clipes. 

Os homens são mais práticos na organização do espaço de trabalho, porém tendem a não se preocupar com o entorno. Já as mulheres precisam estar seguras de que o ambiente além de suas mesas está organizado. "Os mais jovens são os que mais separam o ambiente profissional do pessoal e, assim, não fazem da mesa no escritório uma extensão da própria casa", diz Ana Maria. 

Documentos devem ser organizados em pastas específicas, por assunto ou projeto. Material de consulta deve ser catalogado e mantido em local onde se tenha fácil acesso, e nunca amontoado sobre a mesa. 

Plantas, só se forem permitidas pela empresa e incentivadas por seu gestor. Mesmo assim, opte pelas menores e que não dão trabalho. Pequenos cactos são recomendados. 


ADMINISTRANDO O CAOS 


Saiba quanto ganha e o que faz um consultor de organização pessoal. 

A pessoa que contrata um personal organizer busca soluções para arrumar sua vida doméstica ou profissional. Os clientes são empresários, profissionais liberais, homens e mulheres que valorizam a carreira, a praticidade e o bem-estar pessoal. 

O valor cobrado por esse tipo de trabalho varia bastante de região para região. O preço é calculado por hora de serviço e vai de 50 a 200 reais, podendo exceder esses valores, dependendo do tamanho da bagunça

Fonte: http://vocesa.abril.com.br

Os segredos de uma boa arrumação de Armários/Closets


Ideias e acessórios recomendados por especialistas para ter uma arrumação impecável no seu guarda-roupa

Ter um bom closet ou um armário bem projetado é um passo importante para conquistar roupas, sapatos e acessórios em ordem. Isso é o que mostram as reportagens com modelos de armários e closets que publicamos. Mas você pode melhorar ainda mais a performance desses móveis se turbiná-los com as seis dicas abaixo. São formas de dobrar ou guardar ou acessórios que ajudam na organização.


Guardar camisetas de forma escalonada, como na foto, evita desarrumar a gaveta sempre que for retirar uma peça. “Tente fazer uma separação por cor, seguindo o esquema cromático das caixas de lápis”, diz a especialista Andréa Caetano.



As pilhas de roupas não desmoronam e você ganha espaço no armário se usar um gabarito para dobrar malhas e camisetas todas do mesmo tamanho. Este modelo de plástico rígido colorido é vendido pela personal organizer Cristina Papazian.



Itens volumosos ficam ótimo em gavetões, mas a personal organizer Cristina Papazian alerta quanto às medidas: “Compartimentos muito fundos dificultam alcançar as peças. Gavetas de 30 cm de altura e 60 cm de profundidade são o ideal”.



“Ter cabides de mesma altura e espessura economiza espaço no armário”, ensina a expert Eliete Teixeira. Busque modelos adequados para os tipos de roupa: os de calças não podem ser muito estreitos, pois vergam. Estes são da Tok Stok.



Sapatos ficam bem protegidos em caixas ventiladas – principalmente os de festa. “As transparentes ajudam na visualização. Elas precisam ser do tamanho adequado para não comprimir o calçado”, orienta a especialista Ingrid Lisboa.



“Braçadeiras são úteis para manter sempre dobrados cobertores e edredons, que vão se desdobrando sozinhos com o tempo”, lembra a personal organizer Adriana Saade. O modelo da foto, uma espécie de cinta de tecido, é da Utilplast.

Fonte: http://casa.abril.com.br

Como Organizar um Guarda Roupa

Está cansada do caos e do desespero por não encontrar aquela peça na hora de sair? 

Um armário entulhado com peças amassadas ou escondidas as impedem de serem notadas e usadas.Por isso a primeira regra para facilitar a escolha da roupa de todo dia é a ORGANIZAÇÃO.

Para quem desejar pode me contatar, pois posso ser sua personal organizer.

Sem espaço suficiente para arrumar as roupas?? Nós damos um jeito!

Organização é tudo na hora em que o ponteiro do relógio está marcando o horário de um encontro ou a próximo a hora de bater o cartão. Então se liga nessas dicas e mantenha-se organizada para que não haja nenhum contratempos com o chefe ou com aquele gatinho que odeia esperar.
Se você é uma pessoa muito ocupada ou não tem paciência para os detalhes de um belíssimo guarda - roupas estou aqui para a resolução dos seus problemas.
E para quem tem como dedicar seu tempo à este lugar tão precioso para as mulheres aí vão as dicas:

O primeiro passo é eliminar o que não vestiu nos últimos dois anos, após comprar uma nova peça.

O segundo passo é separar as roupas por ocasião (social, trabalho,esporte,dia a dia,roupas para noites especiais, ginástica), estação (inverno e verão), tamanho e cor. (Separe as roupas por cor em forma degradê).

Para passar uma boa imagem de seu guarda- roupas escolha os cabides da mesma cor e mesmo modelo, e sempre mantenha-os virados para o mesmo lado.

Separe as roupas que podem ir no cabide e as roupas que podem ir nas gavetas (As roupas que forem penduradas devem seguir uma ordem de tamanho, tipo e cor).E se você tem espaço, opte por guardar as roupas em gavetas específicas: shorts, bermudas, camisetas e blusas mangas longas, camisetas e blusas mangas curtas, pijamas,ginástica,lingerie, praia... roupas de lã também devem ser dobradas.

E roupas que possam amassar com o cabide, DOBRE-AS, para não ter o problema de ter que passar a peça de roupa toda vez que for sair, o mesmo serve para roupas que dobradas amassam, coloque-as no CABIDE. (Isto economiza tempo)

Exemplos:

VESTIDOS

Pendure-os nos locais mais altos do armário em cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio. Vestidos menos usados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.

CAMISAS, CAMISETAS E BLUSAS

Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.

Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.

SAIAS

Tente agrupá-las por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.

CALÇAS

Calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las.

Calças em jeans, moletons e leggings podem ser dobrados nas prateleiras ou pendurados em cabides comuns.

Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.

Para objetos como bijuteria, echarpes, luvas, adornos e cintos, recomendo o uso de caixas organizadoras, que podem ser encontradas no mercado ou em lojas de 1,99. Coloque estiquetas para facilitar a procura do objeto.

Sacos plásticos tipo space bag, que reduzem o espaço ocupado em até 50% (excelente para guardar edredons, cobertores ou roupas fora da estação).

COMO DOBRAR AS ROUPAS

Camisas sociais: devem ser penduradas com o primeiro botão fechado, para não amassar o colarinho.

Calças sem vinco (esportes): devem ser penduradas com o cavalo virado para o interior do armário.

Calcinhas, maiôs e cuecas: devem ser dobrados como envelope e arquivados, isto é, dispostos lado a lado, por ordem de cor, para facilitar a visualização das peças.

Camisetas, malhas e blusas de lã: devem ser empilhadas por ordem de cor.

MANCHAS DE MOFO OU BOLOR

As roupas não devem ser guardadas logo após o uso. Elas devem respirar, pois o corpo sua e, isso pode causar manchas de bolor no tecido.

Procure manter sempre um ou dois cabides vazios no armário, para pendurar as roupas que acabaram de ser usadas.

Se você tem problemas de umidade no armário, use saquinhos de sílica gel, ou alguns antimofos existentes no mercado.

ROUPAS BRANCAS

Procure separar roupas brancas das roupas de cor.

Nunca coloque uma roupa branca próximo à madeira do armário, nem guarde uma roupa branca usada, por mais limpa que ela esteja, pois o suor do corpo, perfume ou desodorante pode amarelar a roupa.

No caso de roupa branca social, coloque uma capa para proteger a peça do pó.

Tudo isso para facilitar a sua vida, quando você precisar escolher uma roupa para se vestir. 

E lembre-se: Peças desnecessárias ocupam espaço e gastam tempo na escolha da roupa.Deve-se eliminar o supérfluo, pois os excessos consomem a nossa energia.

Eficiência no Closet



Se umas das promessas de ano novo é ser mais organizado, segue algumas dicas para planejar e organizar o closet.

1. Use varões duplos. Dois ou três varões curtos instalados um acima do outro, em vez de varão longo, pois isso irá maximizar o espaço das peças penduradas. Sempre que possível pendure as roupas no lugar de dobrá-las. Reserve uma área maior para armazenamento de itens longos como casacos e vestidos.

2. Opte por prateleiras ajustáveis (em vez de fixas). Elas permitem alterar a disposição do armário e de seu armazenamento.

3. Utilize a base/chão do armário - instalar prateleiras ou cubos na base de um armário facilita na hora de ordenar itens.

4. Aproveite cada centímetro. Examine o potencial de armazenamento: Se o armário é alto, instale prateleiras acima dos varões para armazenar itens que você não usa todos os dias, tais como chapéus, luvas e outras roupas fora da estação. Portas, paredes e fundos de armário também são muitas vezes negligenciados. Podem ser instalados ganchos, espelhos, etc

5. Mantenha em recipientes pequenos objetos. Alojar itens em conjunto de caixas, cestas, caixas é uma maneira de minimizar o caos.

6. Considere a praticidade. Itens armazenados abaixo do nível da cintura são usados com maior frequência que itens armazenados em prateleiras altas.

7. Ilumine o espaço. Se o armário é escuro, será difícil encontrar o que você precisa (bem como para se livrar das coisas que você não precisa). Considere um sistema de iluminação, melhor ainda se as luzes acenderem automaticamente quando a porta for aberta. Uma luz incandescente também pode ajudar a evitar mofo.

8. Reavalie periodicamente seu armário. Para manter o seu funcionamento ideal dos armários, analise a cada seis meses. . Se os tipos de itens que você está armazenando mudaram, reorganize as prateleiras, varões, e gavetas.


Fonte: http://chegadebagunca.blogspot.com.br

Cozinha ganha mais espaço com dicas simples de organização



Talheres precisam ser guardados próximos ao fogão; veja outras dicas:



Não é exagero dizer que a organização interna dos armários responde por 50% da funcionalidade de uma cozinha. Das panelas aos talheres, todos os utensílios devem reunir a eficiência, a facilidade de limpeza. Segundo a personal organizer Vera Corradi, da OZ! Organize sua vida, para organizar tudo da melhor forma é preciso, primeiro, compreender a dinâmica da casa, os costumes e as necessidades de cada um dos moradores. “A geladeira, a pia e o fogão dispostos no sentido horário formam o triângulo maior. Assim, a pessoa na bancada (ponto de apoio para todas as atividades) pode, com uma simples meia volta, apanhar um ingrediente na geladeira para picá-lo na bancada e, então levá-lo para a panela, que está esperando no fogão”, explica.

Em relação aos utensílios, ela dá algumas dicas de como guardá-los da melhor forma, otimizando os espaços.

Louças e xícaras
Separe as louças, cristais e talheres do dia a dia daquelas que vão à mesa em ocasiões especiais. Xícaras e louças não devem ser empilhadas por motivo de segurança. No caso de falta de espaço, use uma prateleira no fundo do armário colocada na metade da altura e com a metade da profundidade. Aparelhos de jantar ou de chá de porcelana e para ocasiões especiais poderão ser guardados em embalagens organizadoras e de tecido, em lugares altos e de pouco acesso, pois serão usadas esporadicamente.

Talheres
Esses utensílios devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Existem nos mercados diversos acessórios para organizar gavetas que ajudam na economia de espaço. Para utensílios como concha, escumadeira e colheres de silicone pode-se usar um pote de louça, vime e aço para acomodá-los em cima da pia, economizando assim uma gaveta para uso de outras peças.

Panelas
Devem ser organizadas por frequência de uso, isto é, as menos utilizada coloca-se embaixo e ao fundo e as de uso contínuo acima e à frente. Não há necessidade de muitas panelas. Um jogo é suficiente, levando-se em conta que teremos no máximo seis bocas no fogão. Frigideiras com diversos tamanhos ficam perfeitas quando empilhadas. Seguindo a mesma regra das louças, separe os utensílios que são usados esporadicamente, como panelas para feijoada, fondue, raclete, etc.

Potes de plástico e vidro
Devem ser organizados por tamanho e cor, com as respectivas tampas empilhadas ao lado. Não convém guardar os potes fechados para evitar cheiro.

Eletrodomésticos
Devem ser agrupados sempre junto com os seus acessórios. Por exemplo, a batedeira. Coloque seus utensílios em um saco de TNT e prenda junto à batedeira, para que na hora de fazer uma receita você não perca tempo em procurá-los. Podem ser guardados em gavetões ou prateleiras, dependendo do espaço existente.

Panos de prato e toalhas
Panos de prato, panos de pia e pegadores de panela também devem ter o seu espaço. Se você não tem uma gaveta disponível, pode usar um cesto de vime e ou até uma caixa que pode ser forrada com um tecido a seu gosto. Devem ser colocados um ao lado do outro para facilitar a visão e sua retirada.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/familia


Um banheiro organizado

Um banheiro com gavetas e armários organizados faz você ganhar tempo; veja dicas



É só abrir aquela gaveta do banheiro para se deparar com a bagunça. Mas com uma boa arrumação e alguma disciplina, os objetos ficam bem organizados e fáceis de localizar. Confira as dicas e acabe com a experiência de ter presilhas e os grampos de cabelos enroscados ao fio de eletricidade do secador.

O primeiro passo é fazer uma faxina: retire produtos sem uso há mais de oito meses e descarte objetos quebrados e produtos de higiene e cosmética que estejam fora do prazo de validade. A “personal organizer” Eliete Teixeira recomenda o uso de bicarbonato de sódio (uma colher de sopa diluída em 1 l de água) para a limpeza das gavetas e prateleiras, principalmente, se os móveis forem brancos. A solução bactericida ajuda a desinfetar e manter a brancura do material.

- Uma boa ideia são os cestos de vime ou caixas de acrílico. Dê preferência aos retangulares ou quadrados, porque os redondos ocupam um espaço maior. Neles, os frascos de xampu, condicionador, creme hidratante, entre outros, podem ser organizados, separando-os conforme o tipo de produto. O ideal é colocá-los sob a pia;

- Os potes com tampa, identificados com etiquetas, são indicados para guardar itens pequenos como presilhas e grampos de cabelo, preferencialmente, nas gavetas;

- Por causa da umidade do banheiro, o organizador e os cabides para toalhas mais recomendados são feito de aço cromado;

- Para dispor o papel higiênico valem os suportes de chão, em especial os de aço cromado. Existem modelos que acomodam o papel em uso e dois ou três rolos de reserva. “Além de organizar, tem um efeito decorativo”, diz a “personal organizer”, Eliete Teixeira.


- No gabinete sob a pia guarde a reserva de papel higiênico e as embalagens grandes -como as de xampu e condicionador- que ainda estão fechadas;
- Se possuir três gavetas no banheiro, na primeira, coloque os pentes e as escovas de cabelos de uso frequente. Os enfeites, elásticos e faixas para as madeixas podem ficar na segunda gaveta. Na última, guarde o secador, a chapinha e o modelador de cachos, caso não tenha o suporte organizador de parede;

- Coloque os cosméticos em uma cantoneira de vidro em cima da pia ou em uma prateleira. Porém, atenção: não é indicado deixar os perfumes no banheiro, pois a umidade e a mudança de temperatura do ambiente podem comprometer aroma e coloração;

- Cuidado também com os produtos de maquiagem: não é aconselhável mante-los no banheiro, especialmente se for pequeno, por conta da umidade que pode estragar os produtos. Caso você não tenha outro lugar para acomodá-las, guarde-as em um suporte de acrílico com pequenas gavetas ou em caixas transparentes com tampa;

- Caso tenha o armário de parede com espelho, coloque nele os itens pequenos e de uso diário como escova de dentes, creme dental, um pente e o hidratante para as mãos. “Não se esqueça de usar a capa de proteção para a escova de dentes, mesmo que a guarde no armário ou em cima da pia”, diz a “personal organizer” Eliete Teixeira;

- E lembre-se: coloque as coisas no lugar depois de usar. Sempre. Caso contrário, você terá de organizar o banheiro pelo menos a cada 15 dias.

Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/